quarta-feira, 5 de março de 2008

resumo do livro labirinto

No livro nós podemos chegar a vários conceito em ED.Física ,ele nos diz que varias pessoas não sabiam a diferença entre ED.Física e ginástica ,que no final é tudo a mesma coisa,fala também em questão da influencia da medicina na ED. Física .Dos modelos e gestos de prática,como ginástica artificial que foi combatida na Alemanha e em outros paises depois do surgi mento da ginástica natural.
A questão cultural que também é combatida,é um fato muito importante ,porque todo gesto físico deve-se a cultura de cada país ou localidade .Diz em questão da convivência entre alunos e professores,dos jogos a serem aplicados nas realidades políticas e sua arbitrariedade no saudosismo por atletas políticos, no fato por da duvida de ser uma ciência ,influenciada por vários filósofos ,professores e etc.

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezado Tarcisio Dias,
Inicialmente Sugiro que coloque o título de seu resumo da seguinte forma:

Resumo: OLIVEIRA, Vitor Marinho. O Labirinto. In: O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Primeiramente, você deve ter noção de que seu resumo não é referente a um livro, mas sim de um capítulo de um livro. No caso, o capítulo se chama: “O labirinto” e o livro “O que é educação física”. Releia o título que sugeri inicialmente. A diante, releia meu comentário acerca de seu texto anterior e perceba que não pode haver pessoalidade em um resumo, logo, a palavra “podemos” não convém em um resumo. Se dirija sempre à terceira pessoa do singular em um resumo (ele, o texto, o autor etc.). Veja bem, o autor não diz que “várias pessoas não sabiam a diferença entre ED. Física e ginástica [e que] no final é tudo a mesma coisa”. Releia o texto e perceberá que ele aborda justamente os limites, as articulações e as diferenças. Mais ainda o tema central não é chegar à vários conceitos, mas sim trabalhar dentro da problemática que se depara ao tentar definir a educação física. Na seqüência você apenas “arranca” do texto alguns fragmentos como se fossem partes soltas. Veja, isso que você disse da ginástica artificial e alemã tem um sentido dentro do texto e no seu resumo fica difícil identificar do que se trata. Lembre-se, um resumo é sempre uma descrição do texto, não uma transcrição das idéias ou conteúdos do texto. Então, pense, você está falando de um texto, não de seu conteúdo. Para tanto, irei sugerir a forma para iniciar o resumo:
“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física bem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência”.
Quanto aos argumentos, você comete alguns equívocos conceituais. O autor não diz que a questão cultural é “combatida”. Muito pelo contrário, ele diz que ela deve ser integrada à educação física, já que, embora a educação física quase se limitou à medicina, foi o aspecto cultura das práticas corporais que retiraram a educação física da dependência da medicina. Na seqüência você mistura em uma retórica, muitas idéias do texto. Mais ainda, você não expõe todos os elementos.
Quanto aos critérios, você não cumpriu os dois primeiros e o terceiro o faz de modo confuso e incompleto.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.