segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

resumo da Historia da Ed.Física

Porque devemos estudar História da Ed. Física /esportes no curso de graduação.


A historia da Ed.Física é uma matéria bastante importante,isto porque ela irá mostrar de onde viram as técnicas de ensino que nós futuros educadores iremos mostrar a nossos alunos .
Ela também nos mostrara as origem dos jogos e brincadeiras.Apresentara uma série de nomes e fatos eleitos do conteúdo clássico da tradicional Historia geral.
As brincadeiras, jogos e treinamentos nós educadores temos q saber tudo sobre eles pra podemos explicar com perfeição aos nossos alunos,mostrando conhecimento metodológicos e práticos adequados para temos desenvolvimento ideal.mostrarmos de onde veio e surgiu a brincadeira ou jogo q estamos lecionamos ,então pra isso no meu entender q essa disciplina é tão importante na graduação de Ed.Física.

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Resumo: MELO, Victor Andrade de. Por que devemos estudar História da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação? In: Motriz. Vol. 3, n. 1, junho, 1997.

Tarcisio Dias
Prezado Tarcisio,
Corrija o título de seu resumo tal como está em meu comentário.Partindo de uma visão geral de seu texto, adianto desde já que ele necessita de muitas correções para se enquadrar nos termos de um resumo. A começar pela questão de seu texto estar baseado em sua opinião sobre o texto do autor. Esse tipo de prática vale para trabalhos de análise e resenha. Mas, mesmo assim, opinião alguma na academia é valida sem que se realize referências a outros estudiosos que venham a concordar com seu ponto de vista, bem como a consciência de que há outros que não concordam. Sendo assim, o resumo é uma atividade de prática de estudo e de fundamentação de seus pensamentos e reflexões. Para opinar com mais propriedade, é necessário estudar mais, resumir mais. O resumo tem o sentido de proporcionar ao aluno um momento onde ele possa e deva centrar suas atenções nas idéias de um outro pensador, sem interferir nos parâmetros do mesmo. Um resumo então sempre fará referência à terceira pessoa “ele”: o texto, o autor, os textos, os autores. Para tanto, inicie se resumo da seguinte forma: Segundo as reflexões de Melo, a história da Ed. Física\esporte é bastante... Mais a frente em se texto há uma compreensão equivocada de sua parte concernente ao texto de Melo. Ele não assume que a história deva apenas apresentar uma série de nomes e fatos eleitos. Na verdade, ele diz que é isso que vem ocorrendo, mas que é preciso mudar. Daí em diante você expressa com maior êfase sua opinião. Em momento algum o autor fala que os educadores têm de saber tudo, tal como você coloca. Muito menos ele fala de perfeição. Mais ainda, o que menos o autor enfatiza é o simples conhecer o passado, as origens enquanto forma de apenas transmitir aos demais. Releia o texto e perceba que o autor aborda a questão da transformação social a partir de algum outro olhar que a história possa oferecer. Assim, o estudo da história não é puramente teórico, é mais prático do que a gente pensa.

Cordialmente,
Prof. Renato Izidoro.