quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A ruptura natureza/cultura na educação física


DOALIO, Jocimar, Da Cultura do Corpo. Campinas, SP; Papirus, 1999. A ruptura natureza/cultura na educação física.

o autor o texto nos demonstra sobre o significado da educação física em alguns dos seus âmbitos e como acontece a oposição entre a natureza e a cultura na nomenclatura da área. Mostram dois tipos de educação a “positiva” e a “negativa”, a “educação positiva” é quando a criança compreende as relações existentes e a “educação negativa” é quando influências negativas tentam romper a natureza do homem com má influências. Nas escolas vemos influências erradas da área como a homogeneização da classe e dos alunos sem trabalharem as diferenças de cada um. Há dois grandes grupos que discutem o trabalhar da educação física, cada um voltado para uma característica sem conseguirem unirem a prática e a contextualização em que o povo vive. A antropologia surgiu para estudar pessoas ditas “diferentes”. A Educação motora já está sendo usada em São Paulo por alguns alunos da Unicamp como estratégia para mostrar diferentes modos sem exclusão e de forma diferenciada as portas que a educação física abre na cultura e diversidade para os alunos. O autor de forma clara e objetiva nos traz o entendimento do texto.

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